Entenda o que são os anticoagulantes

Álcool em excesso prejudica o coração
29 de agosto de 2016
Conheça as diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo
2 de setembro de 2016

Entenda o que são os anticoagulantes

Anticoagulante é usado para evitar que o sangue forme coágulos dentro dos vasos, conhecidos como trombos. O mecanismo de coagulação normal é um processo complexo, envolvendo diversas substâncias produzidas pelo fígado. Para tanto, quantidades adequadas de vitamina K devem estar disponíveis – este medicamento bloqueia sua produção, fazendo com que o sangue leve mais tempo para coagular.

O grupo para o qual é recomendado consiste em pessoas que desenvolveram coágulos prejudiciais, incluindo quem já teve derrame, ataque cardíaco, trombose venosa profunda ou TVP (trombo em veia profunda, em geral na perna) e embolia pulmonar. Ao contrário do que acredita-se, ele não afina o sangue.

Seu principal efeito colateral é o sangramento consequente à anticoagulação excessiva. Em locais de clima mais seco, a epistaxe leve é comum e melhora com aplicação de soro fisiológico nasal, que umidifica as narinas. Ao notar sangue na urina, nas fezes, ou no vômito, um médico deve ser procurado imediatamente.

Anticoagulantes antivitamina K não são recomendados durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, devido a risco aumentado de abortamento e malformações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *