Ansiedade causa prejuízos físicos e psicológicos

post-img
Os benefícios da meditação
20 de dezembro de 2016
post-img
Castanhas, nozes e amêndoas
23 de dezembro de 2016

Ansiedade causa prejuízos físicos e psicológicos

Stressed businesswoman

Stressed businesswoman

De acordo com a Previdência Social, transtornos mentais é a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, gerando gasto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em torno de R$ 200 milhões por ano, com pagamentos de benefícios.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou levantamento cujo resultado estima que 33% da população mundial sofra de ansiedade. São Paulo conta com a maior incidência de problemas mentais do mundo, conforme aponta relatório São Paulo Megacity Mental Health Surve (2014), promovido pela OMS – 29,6% dos moradores da região metropolitana alegam alguma perturbação; ansiedade é, novamente, o mais comum, registrado em 19,9%.

Caracterizado por manifestações de aflição, agonia, impaciência e inquietação, é capaz de prejudicar amplamente a qualidade de vida, autoestima e saúde do indivíduo. É descrita como excitação do sistema nervoso central, acelerando o funcionamento do corpo e da mente. Em situações nervosas, o neurotransmissor noradrenalina é liberado – esse processo pode ser hereditário ou adquirido por meio de experiências em ambientes hostis.

Se não controlada, a ansiedade pode acarretar no surgimento de enfermidades que afetam a saúde física e mental, como gastrite, úlcera, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias.

Para aliviar os sintomas, uma das práticas recomendadas pela OMS é caminhar por 30 minutos diários, três vezes por semanas. Além de sair do grupo dos sedentários, ajuda a controlar a tensão emocional.

Ter um animal de estimação também pode ser uma válvula de escape: cuidar de pet pode baixar a pressão arterial, inclusive. Porém, se não houver condições, pode visitar abrigos, passear com cachorros de vizinhos e até mesmo observar peixes no aquário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *