Dicas para quem quer aderir ao vegetarianismo

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Dicas para quem quer aderir ao vegetarianismo

Religião, amor aos animais ou busca por um estilo de vida mais saudável são as principais motivações para uma pessoa se tornar vegetariana. No entanto, apesar dos vários benefícios promovidos por esse tipo de dieta, quem não come carne deve se atentar à composição de seus pratos para não sofrer de carência de nutrientes.

A lista essencial para manter a saúde ao seguir o vegetarianismo é composta por: cereais, predominantemente compostos por carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo; leguminosas, excelentes fontes de vitaminas, minerais e proteínas; verduras, legumes e frutas, fornecedores de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes; e oleaginosas, que abastecem nosso corpo de minerais e vitaminas (principalmente vitamina E).

É importante destacar que quem exclui todos os mantimentos de origem animal de seus pratos, inclusive laticínios e ovos, não garante a obtenção de vitamina B12, proveniente principalmente deste tipo de alimento. Por isso, é necessária a consulta a um profissional de saúde, que examinará o quadro do paciente para verificar se há necessidade ou não de suplementação.

Deve-se, também, tomar cuidado para que a ausência de carnes não corrobore para uma alimentação baseada em “junk food”. Isso porque é comum que novos vegetarianos consumam muita massa, açúcares e frituras – como macarrão, doces e batata frita –, o que é prejudicial à saúde.

Porém, se o indivíduo utilizar de sua criatividade para montar os pratos, é possível que tenha uma alimentação saborosa, equilibrada e nutritiva: segundo pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, por geralmente não terem níveis de colesterol e pressão elevados quando comparados a quem consome carne, vegetarianos têm o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares reduzido em 32%.

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