Atenção aos sinais de depressão

Alimentos integrais e o ganho de peso
2 de janeiro de 2017
O consumo de frutas vermelhas pode diminuir o risco de infarto em mulheres
6 de janeiro de 2017

Atenção aos sinais de depressão

10%

da população brasileira é depressiva, estima-se.

Cerca de 10% da população brasileira é depressiva, parte de um total de 121 milhões de uma epidemia que atinge o mundo todo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Motivada por série de fatores, em geral está associada a distúrbios psiquiátricos, bruscas rupturas emocionais, perdas intensas, problemas familiares, entre outros. Com sintomatologia é branda, dificulta o diagnóstico imediato e prolonga o sofrimento do paciente.

Dentre os sinais mais pertinentes, destacam-se: humor depressivo; ansiedade; insônia; angústia; desânimo; medo; insegurança; desespero; e em casos extremos, necessidade de acabar com a própria vida – o suicídio.

Ao perceber tais manifestações, é imprescindível que um especialista seja consultado para que haja investigação rigorosa e respectivo tratamento, geralmente realizado por meio de ferramentas terapêuticas e prescrição de medicamentos antidepressivos,  que, ao contrário do que se pensa, não incapacitam, viciam ou entorpecem o paciente – desde que usado de forma correta e de acordo com a orientação do especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *