De olho nos alimentos termogênicos

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De olho nos alimentos termogênicos

Spices on wooden bowl background

Com a proposta de acelerar o metabolismo – resultando em maior queima de calorias – e proporcionar mais disposição, os alimentos termogênicos já são os queridinhos para o emagrecimento. Eles precisam de mais energia do que o habitual para a digestão, elevando a temperatura corporal e ampliando a queima de lipídios.

Pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão e café são algumas das opções que oferecem este efeito térmico no organismo.

Segundo os nutricionistas, não se pode atribuir a estes alimentos todo o poder da perda de peso, uma vez que a queima calórica com sua ingestão é de apenas 5% a mais do que o gasto metabólico normal. A proteína, por exemplo, tem uma contribuição de 15%, ou seja, três vezes mais do que os termogênicos. Sua ação é complementar, e não deve ser vista como solução milagrosa para eliminar uns quilos a mais.

Para a perda de peso de forma saudável, o ideal é a mudança de hábitos sedentários, como a adoção da prática de exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado. Além disso, pode resultar em efeitos como dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho digestivo, tontura, entre outros sintomas, se consumidos em excesso e sem supervisão médica e nutricional.

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