Importância da prevenção e do Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial

Benefícios da Água Mineral
26 de abril de 2017
Como lidar com o cansaço crônico
28 de abril de 2017

Importância da prevenção e do Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial

Hypertension artérielle

 

Em 26 de abril comemoramos o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 600 milhões de pessoas no mundo são hipertensas.

No Brasil, a doença atinge, em média, 30% da população. Mais de 50% da terceira idade e, surpreendentemente, 5% são de crianças e adolescentes. Além disso, segundo o Ministério da Saúde (MS), o diagnóstico de hipertensão arterial aumentou 14,2% nos últimos 10 anos, com expressiva elevação entre mulheres.

A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Por isso, a conscientização e o combate a essa doença precisam ser levados a sério.

Embora não exista cura, é possível desenvolver um controle eficaz se baseando em mudanças de hábitos de vida e utilização da medicação adequada, indicada por um especialista.

Redução de peso, no consumo do álcool e na ingestão de sódio, prática regular de atividades físicas e controle do estresse são medidas preventivas importantes, antes mesmo de ter o diagnostico. Estudos comprovam ainda que pessoas ativas apresentam um risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial, quando comparadas às sedentárias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *