Gravidez saudável no verão

A importância da ultrassonografia na gravidez
14 de janeiro de 2019
Sangramentos anormais na infância e adolescência
21 de janeiro de 2019

Gravidez saudável no verão

Toda mulher grávida necessita de uma série de cuidados para que tanto a saúde dela quanto a do bebê não seja prejudicada. No verão, devido ao calor excessivo, algumas recomendações merecem atenção especial, já que o desconforto da gravidez costuma ser muito acentuado durante esta estação do ano, porém, há formas de amenizá-lo.

Evitar o aumento de peso além dos 12 quilos recomendados, frequentar sempre lugares arejados, e manter também a própria casa bem ventilada; ingerir bastante líquido, tendo sempre à mão uma garrafa de água; e proteger a cabeça do sol com um boné ou chapéu são algumas orientações úteis para o bem-estar da gestante.O principal risco nestes ambientes de calor excessivo e abafados é a queda de pressão.

Outra ocorrência frequente é o inchaço nos pés e pernas, que pode ser abrandado permanecendo com as pernas elevadas, na horizontal, sempre que possível. Em caso de inchaço nos dedos das mãos, a grávida deve remover anéis, pulseiras e a aliança assim que perceber o desconforto.

As gestantes também devem se atentar para as roupas usadas no decorrer da gravidez. Peças arejadas e confortáveis, de preferência de algodão, são sempre a melhor pedida. É importante também usar sempre sutiã, para oferecer o apoio adequado para os seios, prevenindo dores nas costas. Os sapatos são um item importantíssimo, e além de confortáveis, sempre baixos.

Estes calçados podem evitar quedas, também prováveis e bastante perigosas na gestação. Nesta fase, conforme a barriga cresce, ela altera o centro de gravidade da mulher, que pode perder o equilíbrio com mais facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *