Sangramentos anormais na vida adulta reprodutiva: fique atenta!

Sangramentos anormais na infância e adolescência
21 de janeiro de 2019
Ultrassonografias podem trazer riscos para mães e bebês na gravidez?
29 de janeiro de 2019

Sangramentos anormais na vida adulta reprodutiva: fique atenta!

Por volta dos 40 anos, a mulher entra no climatério, período que faz a transição entre a vida reprodutiva e a velhice. Durante o climatério, que se estende até os 65 anos, acontece a última menstruação – a chamada menopausa.

Os especialistas afirmam que durante todas essas etapas podem ocorrer sangramentos irregulares, que devem ser investigados por um médico, mesmo que sejam naturais de acordo com a faixa etária.

A mulher no período reprodutivo pode ter sangramentos de diversas naturezas. Podem também acontecer por motivos endócrinos, como distúrbios na tireoide; estresse, seja por qualquer tipo de conflito (amoroso, financeiro, social), entre outros, o que descontrola a produção de hormônios.

Outra possibilidade de hemorragia é o abortamento, caracterizada por doença própria – ou orgânica – do útero. Devido a isto, entre os 30 e 40 anos, podem aparecer miomas, tumores de ovários e a possibilidade de aparecimento de endometriose e adenomiose uterinas é maior.

O médico pode instrumentar seu diagnóstico tanto pelo histórico clínico, como pelas dosagens hormonais ou através de exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética. Lembrando que o tratamento depende sempre da causa.

Tendo feito o diagnóstico e identificada a causa, o tratamento é encaminhado e dependerá do período de vida em que a mulher está. Por exemplo, um mioma aos 30 anos de idade de quem nunca engravidou leva a um tratamento conservador. Entretanto, se a mulher já tem mais de 40 e apresenta sangramentos relevantes por conta do mioma, com difícil controle por remédios, deve ser avaliada a possibilidade de cirurgia de histerectomia, para a retirada do útero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *