Menopausa e reposição hormonal (mitos e verdades)
22 de julho de 2019
Compulsão alimentar
29 de julho de 2019

Cansaço crônico

O Cansaço Crônico, também conhecido como Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) tem como principal sintoma a fadiga intensa. Trata-se de uma síndrome controversa, e em diversas ocasiões pode ser confundida com outros problemas, como depressão. Ela afetaria até 1,5% da população mundial.

O cansaço crônico pode despertar caso o paciente realize qualquer atividade física ou mental, e persistir mesmo com a realização de repouso. Outros sintomas para a identificação da síndrome, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, são a dor de garganta, dores musculares e nas juntas, dificuldade com a memória e dor de cabeça.

Uma das hipóteses mais aceitas é a de que se trata de uma doença de base genética, ligada a falhas no eixo que liga o sistema nervoso à fabricação de alguns hormônios, como o cortisol, que coordena nossa reação ao estresse.

Uma curiosidade da condição, que afeta ligeiramente mais mulheres do que homens, é que muitas vezes ela se manifesta após uma infecção por bactéria ou vírus, especialmente o da gripe. Os sintomas comuns (febre, coriza, dor de garganta…) vão embora, mas ficam de presente a canseira e a falta de ânimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *