SOP – Síndrome dos ovários Policísticos

Riscos das varizes para a saúde
4 de julho de 2019
Novidades sobre o tratamento para osteoporose
16 de julho de 2019

SOP – Síndrome dos ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio endócrino caracterizado pelo aumento da produção de hormônios masculinos podendo levar à formação de cistos nos ovários. Além disso, é necessária grande atenção já que a SOP está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças como câncer de endométrio, ataque cardíaco e diabetes.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 1 em cada 15 mulheres em idade reprodutiva tem a doença

Os sintomas variam conforme a pessoa, e em geral, apresentam os seguintes sinais: menstruação anormal e ciclos mais longos, níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos), pelos faciais e no corpo, acne adulta ou adolescente severa, calvície de padrão masculino, pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia.

O tratamento para síndrome dos ovários policísticos geralmente se concentra na gestão dos sintomas e complicações, tais como infertilidade, acne ou obesidade. Para isso, o médico pode sugerir o uso de pílulas anticoncepcionais, reduzir os níveis de insulina e, dependendo do caso, induzir a ovulação com medicamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *