Depressão na menopausa

Sarampo: quem deve se vacinar?
13 de setembro de 2019
Pesquisa sobre HIV do Dr. Ricardo Sobhie
19 de setembro de 2019

Depressão na menopausa

As oscilações hormonais e alterações de humor provocadas pela menopausa podem aumentar o risco de depressão em mulheres. Como gatilho, deve-se levar em conta fatores como histórico de depressão, eventos psicologicamente estressantes, níveis de hormônios reprodutivos, uso de medicamentos psicotrópicos, índice de massa corporal e ondas de calor ou sudorese noturna.

De acordo com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), muitos estudos ainda precisam ser feitos para definir o que pode causar depressão na menopausa. Mas, os principais fatores considerados de risco são: período prolongado de perimenopausa (correspondente a aproximadamente 1 ano antes e depois da última menstruação) ou episódio depressivo prévio, depressão puerperal, depressão induzida pelo uso de anticoncepcionais orais e transtorno disfórico pré-menstrual (TPM). 

Dr. Rodrigo da Silva Dias, porta voz da ABRATA, conta que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), utilizada no tratamento dos sintomas da menopausa, pode ser um coadjuvante no tratamento da depressão durante esse período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *