Tratamentos para largar o tabagismo (uma das principais causas de doenças cardiovasculares)
26 de setembro de 2019
Vaginose Bacteriana
3 de outubro de 2019

Neoplasia da mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o que mais causa mortes nas mulheres brasileiras e a detecção precoce, realizada através de exames clínicos das mamas e rastreamento mamográfico, é o melhor método para o diagnóstico, aumentando a possibilidade de cura.

Desenvolve-se na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

A Dra. Patrícia T. Valentini, médica mastologista, recomenda que os exames das mamas e a mamografia sejam feitas anualmente a partir dos 35 anos de idade em todas as mulheres. Ela também explica que o autoconhecimento das mamas é um fator de extrema importância para a conscientização da população feminina.

Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já é uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento deste e de qualquer outro sintoma do câncer de mama.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *