Sarampo: quem deve se vacinar?

Como evitar o envelhecimento precoce da pele?
9 de setembro de 2019

Sarampo: quem deve se vacinar?

Recentes casos de surtos de sarampo em algumas cidades brasileiras acenderam o alerta para um retorno da doença. A fim de conter a epidemia, o governo lançou uma campanha para que a população se vacinasse o quanto antes, não só para se prevenir, como também para evitar a sua disseminação.

Com isso surgiu a dúvida, mas quem deve se vacinar?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, na rede pública a vacina tríplice viral é recomendada na rotina das pessoas entre 12 meses e 49 anos, mas diante de surtos crianças entre 6 e 12 meses também precisam ser vacinadas.

Já as pessoas com mais de 49 anos provavelmente tiveram contato com o sarampo e por isso não são prioridade para a vacinação, mas, mesmo que raramente, podem adoecer e por isso é indicado que se vacinem. 

A vacina é contraindicada para gestantes; pessoas imunossuprimidas por doença ou uso de medicação; crianças que vivem com HIV que tenham imunossupressão e\ou sintomatologia grave; adultos que vivem com HIV e pessoas com histórico de alergia grave após aplicação de dose anterior das vacinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *