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Tratamentos para largar o tabagismo (uma das principais causas de doenças cardiovasculares)

Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas são fumantes no mundo e, por isso, uma a cada dez mortes de adultos está relacionada ao tabaco, causando doenças cardiovasculares, o câncer de pulmão e a DPOC (enfisema e bronquite crônica).

O dr. Abraão Cury, cardiologista do HCor, explica que o ato de fumar interfere na produção de óxido nítrico, fazendo com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acumulo de gordura e também influenciam no mecanismo de contração e relaxamento, resultando em uma maior dificuldade para o sangue circular. 

A nicotina, presente nos cigarros, é a substância responsável por causar grande dependência física nos fumantes e a sua ausência na circulação da pessoa viciada causa intensos sintomas de abstinência. Ao tomar a decisão de parar de fumar é importante lembrar que o ato não é somente uma dependência física, mas também um comportamento adquirido. Por isso, o tratamento psicológico é tão importante quanto o medicamentoso.

É normal que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia. Conheça dois métodos mais utilizados:

Método de Parada Imediata: neste método você marca uma data em que deixará de fumar , independente do número de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o dia escolhido, você não deverá ter cigarros, porque essa medida diminuirá os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, você acender o cigarro por tê-lo perto.

Parada Gradual: reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.

no segundo, 25
no terceiro, 20
no quarto, 15
no quinto, 10
no sexto, 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas.
no segundo às 11 horas
no terceiro às 13 horas
no quarto às 15 horas
no quinto às 17 horas
no sexto às 19 horas
no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, cigarro eletrônico, etc) fazem mal à saúde.

Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure tratamento especializado, que poderá ser na rede do SUS.

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