Nutrição como prevenção de doenças cardíacas

Contraceptivos
24 de outubro de 2019
Medicamentos homeopáticos. Quando pode ser uma boa opção?
31 de outubro de 2019

Nutrição como prevenção de doenças cardíacas

Ter uma rotina de alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida e saúde, podendo ajudar inclusive na prevenção de doenças cardíacas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia a mortalidade por DAC (doença aterosclerótica), responsável por infartos e AVCs, é a principal causa de morte no Brasil e o colesterol elevado é o principal fator de risco, porém modificável com a mudança do comportamento dietético.  

A nutricionista clinica funcional e esportiva, Elisa Berkenbrock, explica que a alimentação saudável é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares e deve ser incluído na dieta alimentos que nos fornecem vitaminas, minerais, ácidos graxos, fibras e compostos bioativos que diminuem a inflamação do nosso organismo, eliminando substâncias tóxicas do corpo.

Que tal conhecer duas maneiras de se prevenir das doenças cardiovasculares?

– O consumo de fibras reduz o risco de diversas doenças cardiovasculares, inclusive a obesidade, diabetes mellitus e o câncer de cólon. As fibras auxiliam o sistema digestivo, ajudando na sua regulação e controlando os níveis séricos de colesterol e glicemia.

–  Alimentos ricos em ácido fólico (abacaxi, banana, caju, kiwi, laranja, manga, melão, aves, batata, beterraba, cenoura, milho, repolho verde, quiabo, espinafre, leites e derivados light, leite de soja, arroz integral, gérmen de trigo), vitamina B6 (melancia, uva, tomate, morango, brócolis, repolho roxo, couve-flor, farelo de aveia) e B12 (atum cozido, peixes em geral, frango, carne bovina) devem ser ingeridos para a prevenção de infarto, AVC, hipertensão arterial e arteriosclerose.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *