Atenção à saúde arterial

Amamentação e COVID-19: pode?
6 de agosto de 2020
O que fazer em caso de infarto?
13 de agosto de 2020

Atenção à saúde arterial

Em tempos de pandemia e isolamento social, a atenção deve ser redobrada no que diz respeito à pressão arterial. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) alerta pacientes a procurarem serviço de emergência em casos de dor forte no peito, falta de ar intensa, perda de movimentos ou dificuldade para falar. Esses sintomas são um sinal de complicações graves e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os problemas cardíacos são os responsáveis pelas principais causas de morte no Brasil e no mundo, como infarto e derrame cerebral. Durante o isolamento social, esses pacientes devem ter cuidado especial, como acompanhamento de especialistas e orientações necessárias para manter a pressão sob controle. Fatores como a ansiedade e o estresse decorrentes da quarentena podem figurar como poderosos inimigos para o bem-estar desses indivíduos.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *