O que fazer em caso de infarto?

Atenção à saúde arterial
11 de agosto de 2020
Como manter-se informado e mentalmente saudável durante a pandemia
18 de agosto de 2020

O que fazer em caso de infarto?

Como ajudar alguém em caso de infarto? A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) oferece algumas orientações. A primeira delas é procurar ajuda nos serviços de emergências, seja o Samu (192) ou os Bombeiros (193). Se a ambulância demorar mais de 20 minutos para chegar ao local, é melhor dirigir-se ao hospital mais próximo de carro ou táxi.

 Durante esse tempo, a pessoa não pode realizar nenhum tipo de esforço físico, nem dirigir. Outra proibição é em relação à comida: não devem ser oferecidos nenhum tipo de alimento ou bebidas à vítima. Se ela não tiver alergia à aspirina, dois comprimidos do remédio podem ajudar. 

Em caso de desmaio, o ideal é deitar a pessoa em uma posição confortável, afrouxando roupas e acessórios apertados. Se estiver sem batimentos e respiração, não se desespere: inicie a massagem cardíaca até que um profissional da saúde possa tratá-la.

Aprenda a reconhecer os sinais de infarto:

·Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);

·Náuseas e/ou vômito;

·Sudorese, suor frio;

·Falta de ar (mais frequente em idosos);

·Cansaço extremo ou fraqueza;

·Tontura;

·Desmaio;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *