Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/1/af/be/mulhercoracao2/public_html/wp-content/plugins/jetpack/_inc/lib/class.media-summary.php on line 77

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/1/af/be/mulhercoracao2/public_html/wp-content/plugins/jetpack/_inc/lib/class.media-summary.php on line 87

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/1/af/be/mulhercoracao2/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284

Pressão arterial, colesterol e diabetes – Interativa

Controle da pressão arterial

Dados do Ministério da Saúde demonstram que 21% dos homens e 27% das mulheres são portadores de hipertensão arterial. Por se tratar de uma doença silenciosa e crônica, sempre que estiver em consulta médica, independente da especialidade, solicite a aferição de pressão. É fundamental checar com frequência e acompanhar a ocorrência de uma eventual alteração. O índice considerado normal é 12 por 8; qualquer valor diferente deve ser avaliado, especialmente se houver histórico familiar de hipertensão. Neste caso, recomenda-se o acompanhamento médico, com atenção especial à alimentação, reduzindo o consumo de sal. Entre os prejuízos decorrentes, está o risco de sofrer um infarto ou derrame, desenvolver doença cardiovascular, renal e morte prematura.

Raio X - Hipertensão arterial

  • Homens21%
  • Mulheres27%

Treino de força reduz pressão arterial em hipertensos

Como base para uma boa saúde e bem estar, os exercícios físicos possuem um importante potencial terapêutico. No caso da pressão arterial, as atividades aeróbicas podem minimizar ou até reverter o quadro. Como o tratamento envolve mudança nos hábitos de vida, a prática atua como fator essencial e benéfico a estes pacientes, assim como aos indivíduos com predisposição para desenvolvimento da doença.

Faça uma dieta balanceada

É de consenso geral que o excesso de sal, gordura e açúcar é altamente prejudicial à saúde. O sódio é o grande vilão, pois retém líquidos no organismo, o que ocasiona a elevação da pressão, por isso é importante evitar o abuso. As recomendações presentes nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial são: dê preferência a uma dieta equilibrada, que contemple alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, carnes de peixe e ave, uma variedade de legumes, verduras e frutas, assim como grãos e fibras, além de optar por temperos naturais e fugir dos industrializados.

Dez gorduras boas para incluir na dieta

Você sabia que existe um tipo de gordura que deve estar presente em sua dieta? São os chamados ácidos graxos. Insaturada, boa parte é encontrada facilmente em alimentos de origem vegetal. São importantes, ainda, para fortalecer o sistema imunológico, além de eficazes para proteger contra doenças degenerativas e cardiovasculares. Conheça dez opções excelentes para integrar seu cardápio: azeite, óleo de girassol, óleo de linhaça, abacate, castanha de caju, amêndoa, salmão, gordura de coco e nozes. Mas lembre-se: é um importante manter uma alimentação balanceada, contendo alimentos dos três grupos – os reguladores (verduras, frutas e legumes), os construtores (carnes, ovos, leite e derivados) e os energéticos (pães, massas e doces).

Controle o colesterol

Cerca de 40% da população brasileira apresenta níveis altos de colesterol; a maioria desconhece que possui a doença. O consumo de alimentos com gordura saturada e trans provoca o aparecimento desta gordura ruim na circulação sanguínea. Entre as recomendações, está a de evitar consumir embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes, entre outros itens. Já os peixes, aveia, oleaginosas, chocolate amargo, azeite e linhaça, por exemplo, são opções excelentes para promover a regulação do colesterol ruim.

40%

% da população brasileira com níveis altos de colesterol

Como é feito o exame que mede o colesterol?

Os testes para medir os níveis de colesterol verificam o valor total e as correspondentes frações: HDL, LDL e VLDL. Com a mesma amostragem do sangue, é possível checar também o triglicérides – outro tipo de gordura presente na corrente sanguínea. A medida considerada dentro dos padrões é 200 mg/dl. Em 240 mg/dl, o valor já é considerado elevado. Por meio da análise do material colhido, o médico avalia se há um risco maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O chá verde e seus efeitos sobre o colesterol

Pesquisas americanas revelam que o chá verde tem efeito benéfico sobre o colesterol alto, promovendo a redução da fração LDL, considerada ruim. Como a bebida contem catequina, substância associada ao controle dos níveis elevados, sua inclusão na dieta contribui para a melhora das taxas LDL. No entanto, a pesquisa não comprovou a mesma eficiência para aumentar o HDL (bom colesterol) ou diminuir os triglicérides.

Controle a glicose

Quando se pensa em qualidade de vida e consequente prevenção de complicadores do diabetes, sabe-se que o controle glicêmico tem papel fundamental para a estabilidade da saúde. Portadores de diabetes tipos 1 e 2, por exemplo, que conseguem manter níveis normais de açúcar, podem diminuir ou evitar o desenvolvimento de complicações da doença. As metas são definidas em conjunto com o médico, de forma individual e personalizada, de acordo com estado de saúde, estilo de vida e características fisiológicas.

Veja também