Precisamos falar sobre preservação da fertilidade feminina

Endometriose: por que dói?
1 de outubro de 2020
Prematuridade: como evitar?
8 de outubro de 2020

Precisamos falar sobre preservação da fertilidade feminina

A cada dia mais, a mulher conquista seu espaço na sociedade. O empoderamento feminino abrange diversos aspectos da vida, inclusive o do planejamento familiar e liberdade de escolha de ter ou não filhos. Mas, afinal, qual é a fase ideal para engravidar?

Esse assunto ainda é pouco abordado nas consultas ginecológicas, mas é essencial para que a mulher possa ter conhecimento sobre o que se passa em seu corpo. Geralmente, entre 35 e 40 anos ocorre uma diminuição natural da fertilidade, assim como da qualidade dos óvulos. Em contrapartida, há um aumento na probabilidade de abortos e/ou doenças genéticas no bebê. Ainda assim, existem diversas técnicas para a preservação da fertilidade feminina, como o congelamento de óvulos e a fertilização in vitro.

O congelamento ou criopreservação de óvulos é feito por meio de uma técnica chamada “vitrificação”. Posteriormente, no momento em que a mulher estiver preparada para a maternidade, os óvulos podem ser descongelados ou desvitrificados e utilizados para a fertilização in vitro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *