Sistema imune contra a Covid-19

Tabagismo: o que ele esconde?
9 de junho de 2021
Saúde da Mulher: aplicativos só para elas
30 de junho de 2021

Sistema imune contra a Covid-19

Um grupo internacional de pesquisadores apoiado pela FAPESP analisou milhares de dados sobre o funcionamento do sistema imune de pacientes com COVID-19 e estabeleceu possíveis fatores para explicar a menor incidência de casos graves entre mulheres. As informações viabilizaram o estudo de possíveis alvos terapêuticos para a doença, ou seja, encontrar e tratar apenas as células afetadas pela doença, preservando as células saudáveis e podendo desta forma reduzir a incidência de casos graves.

De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e coordenador do estudo, Otávio Cabral Marques, as mulheres conseguem responder mais apropriadamente ao vírus devido ao sistema imune feminino, que ativa respostas de citocinas de forma bem intensa, mas sem causar danos aos órgãos. Ao mesmo tempo, nas mulheres infectadas é reduzida a expressão de genes dos neutrófilos, que são células que podem causar dano tecidual, algo crítico na COVID-19.

Com o auxílio de ferramentas de bioinformática, ao cruzar as informações, o grupo concluiu que as mulheres de várias faixas etárias têm um perfil imunológico mais parecido ao de pacientes jovens, enquanto os homens se assemelham aos mais velhos. Não se sabe por que razão as mulheres têm maior proteção ao vírus, já que vários receptores de hormônios femininos são expressos no sistema imune, porém, é possível que isso colabore para que as pacientes tenham uma imunidade mais desenvolvida.

Outro fator que poderia explicar as diferenças seria o estilo de vida dos pacientes, como uma menor ocorrência de tabagismo e alcoolismo entre as mulheres, por exemplo.

Mas independente do gênero, os cuidados com a Covid-19 devem permanecer. Lembre-se: se for sair, use a máscara o tempo todo e higienize as mãos sempre que tocar em qualquer superfície. Todos por todos e, juntos, pela saúde!

Fonte: https://agencia.fapesp.br/sistema-imune-de-mulheres-responde-melhor-a-covid-19-aponta-estudo/34669/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *