Tabagismo: diferença entre homens e mulheres

Isolamento social em equilíbrio
19 de maio de 2021
Tabagismo: o que ele esconde?
9 de junho de 2021

Tabagismo: diferença entre homens e mulheres

O tabagismo é um mal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com o levantamento do The Tabacco Atlas, realizado pela American Cancer Society, Inc. em parceria com a Vital Strategies, só em 2016 mais de 7 milhões de pessoas morreram em decorrência do tabaco no mundo. Desse total, 884 mil mortes foram de fumantes passivos, aqueles que convivem com um fumante e acabam inalando a fumaça. O mesmo relatório mostrou que, só no ano passado, o Brasil registrou mais de 150 mil mortes associada ao cigarro. E com a pandemia pela Covid-19, esses dados tentem a aumentar muito.


Diversas doenças estão associadas ao tabagismo, principalmente aquelas que afetam o sistema respiratório e cardíaco, como câncer, enfisema pulmonar, infarto e aneurisma da aorta. Mas mesmo o cigarro sendo o mesmo, os efeitos em homens e mulheres são bem diferentes.
Além dos problemas citados acima, nas mulheres o cigarro causa problemas no sistema urinário, como incontinência urinária; no sistema reprodutor, reduzindo a taxa de fertilidade, comprometendo a qualidade da função reprodutiva e podendo inclusive antecipar a chegada da menopausa em até um ano e meio.


Na gravidez, o cigarro também deve ser cortado. Isso porque esse hábito pode levar ao aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer e até morte súbita do recém-nascido. O fumo durante a gestação afeta o desenvolvimento dos pulmões do bebê, causando alterações respiratórias já na infância, com risco para doenças cardiovasculares na idade adulta. Além disso, depois que a nicotina atravessa a barreira placentária, ela pode causar má oxigenação e comprometer a nutrição e a formação do bebê. Para o organismo da gestante, a nicotina provoca alterações no sistema cardiovascular, elevando a frequência cardíaca e alterando a pressão arterial.


Por isso, o quanto antes parar melhor! O cigarro é um vício que, além de trazer muito prejuízo para sua saúde, também causa prejuízos financeiros.
Vamos refletir. Quanto você gasta por ano com o cigarro? Será que com esse dinheiro você não poderia fazer aquilo que tem tanta vontade mas não faz por falta de dinheiro? E mais que isso, teria mais dinheiro e saúde para aproveitar os bons momentos com quem você ama. Então, bora dar o primeiro passo! Nunca é tarde para começar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *