O que é bem-estar pra você?

Higiene à mesa
16 de julho de 2021
Maternidade tardia
28 de julho de 2021

O que é bem-estar pra você?

Quando você pensa em bem-estar, o que vem à mente? O dicionário tem duas definições para esse substantivo:

  1. estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito;
  2. sensação de segurança, conforto, tranquilidade.

Entre as definições que você pode encontrar, o bem-estar é o considerado a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida ,e por isso, ela está tão ligada à nossa saúde, pois presume-se que ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

Explicando melhor, embora ainda motivo de controvérsias, é correta em sua abrangência a conceituação de saúde como o completo bem-estar biopsicossocial e não somente a ausência de doenças ou enfermidades. Cuidados envolvendo aspectos físicos e emocionais são, sem dúvida, primordiais para a qualidade de vida de qualquer indivíduo.

Esses cuidados incluem hábitos saudáveis conforme elenca Rogério Bonassi Machado, médico ginecologista, professor Livre Docente de Ginecologia e Diretor Científico de Ginecologia da SOGESP:

  • Alimentação adequada;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Busca por equilíbrio emocional;
  • Evitar o estresse;
  • Rotina preventiva baseada na orientação médica.

Os principais elementos de uma rotina saudável também passam pela não exposição a excessos. O ditado “tudo que é demais faz mal” é sempre válido.

Seguir uma rotina alimentar balanceada é hoje um dos pontos mais discutidos. Significa, na maior parte das vezes, uma dieta baseada em fontes energéticas de boa qualidade e balanceadas. Não se exceder em doces, refrigerantes e carboidratos em geral são mais uma boa dica.

Por outro lado, obviamente, evitar o tabagismo e o consumo de álcool são medidas de rotina essenciais para reduzir riscos de doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer.

Na mesma linha, o sono adequado é indispensável, especialmente para a prevenção de transtornos emocionais, muito comuns em nossos dias.

Existem 7 principais dimensões da saúde que estão ligadas ao bem-estar:
Saúde física, mental, social, financeira, intelectual, ocupacional e espiritual.

É claro, que viver equilibrado em todas essas áreas nem sempre é possível, afinal, somos afetados nos ambientes em que transitamos o tempo todo, mas é a forma como lidamos com tudo isso que nos guiará por uma vida mais ou menos saudável e realizada.

Por isso, quando pensamos em bem-estar devemos ter em mente a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É por isso, que além dos hábitos citados acima pelo Dr. Rogério Bonassi Machado, as vivências individuais são tão importantes para a satisfação e emocional.

É por isso que devemos perguntar: O que me faz feliz?
Para alguns, o bem-estar é estar com familiares, é passear no parque todos os dias, brincar com seus pets. Para outros é ter um hobby, ter o lar como seu refúgio, ler um livro diferente todo mês etc.

Cultivar o equilíbrio por todos os lugares que circulamos não é fácil, mas algumas atitudes podem nos ajudar. São elas:

Tenha uma visão positiva e identifique pensamentos e emoções
Aceite que as pessoas são como são
Substitua pensamentos negativos pelos positivos
Entenda que vivemos em um mundo real
Não se compare
Busque ajuda sempre que precisar.
Acalme sua mente e experimente o silêncio.
Crie conexões verdadeiras
Abrace suas incertezas, ninguém é perfeito ou sabe tudo sobre tudo.
Reserve um tempo para o lazer
Faça terapia e invista no autoconhecimento
Conheça práticas de relaxamento

E aí, gostou das nossas dicas de bem-estar?
Conta aqui pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *