Saúde da mulher e câncer de mama

Nova apoiadora: Alinne Moraes
14 de outubro de 2021
Câncer ginecológico
27 de outubro de 2021

Saúde da mulher e câncer de mama

É preciso falar sobre a saúde da mulher!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano e em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama.

Os dados não param por aí, o câncer de ovário é a segunda doença ginecológica mais comum, porém a mais difícil de ser diagnosticada e o câncer de endométrio é o tumor ginecológico que mais acomete mulheres na pós-menopausa (75%) e com idade média de 60 anos (50-70 anos).

Esse cenário prevê uma luta diária para combater os altos índices da doença, e por isso, existem situações que precisam ser levadas em conta e colocadas em prática.

A primeira delas é a consciência do diagnóstico precoce que pode possibilitar cerca de 95% de chances de cura. Quanto mais atenta a mulher estiver aos sinais do seu corpo, maiores as chances de sucesso do tratamento.

Outro aspecto é entender que quando falamos em saúde, estamos falando também de cuidado integral e completo que considerem as características individuais de cada mulher, com suas histórias, hábitos e contextos familiares, sociais, econômicos, étnicos, afinal, sabemos que o acesso a desigualdade e os grupos marcados pela exclusão social são os que mais sofrem.

Por fim, mas não menos importante, estudos apontam que hábitos saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama em 13%. Isso quer dizer que exercício físico, alimentação saudável e não fumar, por exemplo, são fatores de prevenção não só para o câncer, mas para uma vida mais plena como um todo. Que tal começar agora a ter uma vida mais saudável?

Compartilhe com as pessoas que você ama! Quanto mais informação, maior a chance de cura!

Fontes:
INCA
Ministério da Saúde
ONG Lado a Lado pela vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *