Inteligência Artificial contra o Câncer de Mama

Câncer ginecológico
27 de outubro de 2021

Inteligência Artificial contra o Câncer de Mama

A inteligência artificial tem sido um grande aliado na busca de um diagnóstico precoce, pré-disposição e tratamentos para as mais diversas doenças, incluindo o câncer de mama.

Graças aos avanços da medicina, da ciência e da tecnologia, atualmente existem cada vez mais maneiras de prevenir o câncer de mama, fornecendo um diagnóstico rápido e seguro que faz toda a diferença para o início do tratamento, e consequentemente, a maior chance de cura.

De acordo com um estudo publicado pela revista Nature, a inteligência artificial possui uma taxa de rastreamento pelos exames de mamografia, ou outros exames de imagem, que superam os especialistas humanos, diminuindo a interpretação de falsos positivos e falsos negativos.

Quando o assunto é câncer, a corrida contra o tempo é fundamental e isso reforça a cada vez mais a importância da inteligência artificial nessas situações, pois segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que em 2021, ocorrerão 66.280 casos novos da doença, que podem ser previamente descobertas em um estágio inicial, além de personalizar um tratamento mais adequado e menos agressivo para cada tipo de situação.

Mas para que isso seja efetivamente eficaz, é importante manter uma rotina de exames, consultando o médico periodicamente. Afinal, não podemos deixar algo estranho acontecer para ir em busca de ajuda médica, mas sim manter uma frequência anual de exames e conhecer melhor nosso próprio corpo. Assim, ao menor sinal de alerta, podemos identificar o que há de errado, e dessa forma, direcionar os cuidados.

E tudo isso trabalhando em conjunto, pode garantir melhor qualidade de vida a milhares de mulheres que podem ter uma pré-disposição e possivelmente adquirir o câncer ao longo da vida. A tecnologia aliada ao acompanhamento médico e o autoconhecimento, viabiliza o melhor atendimento em tempo hábil para início do tratamento.

E devido à alta performance, a inteligência artificial traz um grande custo-benefício em relação aos programas de rastreamento, o que ajuda com que essa tecnologia consiga chegar a diversas regiões, auxiliando mulheres de todas as classes sociais.

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida e mais avançada, e graças a ela é possível diversas melhorias no âmbito da saúde o que ajuda a salvar milhares de vidas todos os anos com diagnósticos corretos e rápidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *