Exercício físico para um coração saudável

ISTs
20 de janeiro de 2022
Anabolizante coloca todo o organismo em risco
3 de fevereiro de 2022

Exercício físico para um coração saudável

Quem não quer ter um coração saudável e uma vida plena, não é mesmo?
Mesmo assim, acredite, o sedentarismo está presente em 40,3% da população com mais de 18 anos segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e número cresceu durante pandemia e a necessidade do isolamento social.

Já as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), elas são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no país, o que corresponde a 400 mil óbitos por ano, sendo a maior parte relacionada à hipertensão arterial.

O coração é um órgão muscular, por isso, quanto maior o estímulo, maior será a sua capacidade cardíaca. Não à toa, a prática de atividades físicas é essencial para manter um coração forte e resistente, que aliado a uma boa alimentação, fará o corpo – como um todo – funcionar cada vez melhor.

Para que se tenha uma ideia, exercícios físicos e um estilo de vida saudável ajudam a reduzir em até 35% as mortes em pacientes cardíacos e entregam diversos outros benefícios como:

Diminui os índices de glicose no sangue (glicemia),
Ajuda a controlar o seu peso,
Aumenta a quantidade de vasos sanguíneos nos músculos ativos,
Aumento dos níveis do “bom” colesterol(HDL),
Diminuição dos níveis do “mau” colesterol (LDL),
Melhora a autoestima,
Reduz a perda óssea,
Melhora do sono,
Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial em repouso,
Contribui no desempenho sexual,
Diminui os sintomas da asma,
Diminui o uso de medicamentos em geral,
Diminui o estresse e sintomas de ansiedade e depressão,
Promove prazer, relaxamento, divertimento e disposição, entre outros.

Para quem prefere atividades físicas moderadas, o ideal são 150 minutos de atividade física por semana. Já para quem pratica atividades físicas vigorosas,o indicado são pelo menos 75 minutos de atividade física por semana. Alguns bons exemplos de exercícios são:

  1. Musculação
  2. Agachamento
  3. Afundos
  4. Prancha
  5. Burpee surf
  6. Montanhista
  7. Caminhada
  8. Corrida
  9. Ciclismo
  10. Natação

Mas vale lembrar: o acompanhamento médico é essencial para entender os limites do seu corpo e saber quais atividades são as mais recomendadas para o seu estilo de vida. Além disso, é mais do que recomendado que sejam feitos exames periódicos para se certificar da saúde do seu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *