Como a gravidez determina o ritmo cardíaco

Os efeitos da enxaqueca na saúde cardiovascular
17 de março de 2022
Saiba como combater o inchaço nas pernas
31 de março de 2022

Como a gravidez determina o ritmo cardíaco

Na gestação, o coração da mulher tende a ficar mais acelerado, resultando em sintomas como falta de ar e cansaço.
Você sabe porque isso acontece?

Isso ocorre devido à quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto que aumenta entre 30 e 50% na gravidez. Quanto mais o coração trabalha, maior será a frequência cardíaca mesmo em repouso, podendo ser de 70 pulsações por minuto para 80 ou 100, não devendo ultrapassar em repouso 110.

Oxigênio para o bebê
No período da gravidez, o sangue da mulher passa a circular mais pelo corpo, a fim de fornecer oxigênio ao feto, chegando a mais de 2 litros de sangue do que o habitual. Mas não se preocupe! O músculo cardíaco está preparado para sofrer possíveis modificações na gestação.

Geralmente a mulher poderá sentir um leve desconforto ao caminhar, subir um lance de escadas ou realizar qualquer outra atividade que exija esforço. São pequenas palpitações que não chegam a causar dor no peito e que desaparecem após o parto.

Porém, muitas mulheres no período da gravidez descobrem problemas cardíacos que se tornam um perigo à saúde e a do feto. Dessa maneira, é essencial a busca de um cardiologista e a realização de exames de rotina para monitorar a frequência cardíaca evitando prejuízos.

Outra dica importante para as mães de primeira viagem é engordar, no máximo, 10 quilos durante a gestação. Acima desse valor, há sobrecarga do músculo cardíaco, fazendo com que ele tenha que trabalhar ainda mais.
Exercícios físicos? Pode sim!

Desde que a gestante não tenha nenhuma contraindicação e orientação específica do seu médico, sim, ela pode e deve fazer atividades físicas diárias, de baixo impacto, como uma caminhada de 30 minutos ou exercícios dentro da água, como hidroginástica e evitar ao máximo estresse, já que quadros assim podem causar taquicardia devido à gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *