Março lilás – Tema: Câncer do colo do útero

Infarto apresenta sinais diferentes em homens e mulheres
24 de fevereiro de 2022
Glúten e lactose: vilões da dieta? Lidando com diabetes mellitus
4 de março de 2022

Março lilás – Tema: Câncer do colo do útero

O mês de março marca um período de atenção especialmente à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Você sabia que o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente?

O câncer de colo do útero é causado por uma infecção conhecida como Papilomavírus Humano (HPV). O vírus causa uma infecção genital mais frequente do que imaginamos e na maioria das vezes não causa doenças. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

E sim devemos falar sobre o assunto, já que na maioria das vezes o câncer pode ser evitado com algumas medidas.
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir em até 90% das verrugas genitais e 70% dos cânceres de colo do útero. Essa vacina é gratuita para os pré-adolescentes.

Visto que o contágio pelo HPV pode ocorrer por via sexual, outra forma de prevenir é por meio da utilização de preservativos durante as relações sexuais.

Além disso, exames de rotina como o como papanicolau e o ultrassom transvaginal devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois aumenta a capacidade de detectar alterações pré-cancerígenas precoces e possíveis de serem tratadas e curadas totalmente.
Passe essa informação adiante. A prevenção salva vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *