Dá para manter uma rotina na quarentena?

Sono de qualidade é sinônimo de boa saúde
25 de fevereiro de 2021
Como viver bem durante o climatério
10 de março de 2021

Dá para manter uma rotina na quarentena?

Estar em casa 100% do tempo é um desafio e tanto. O trabalho e a rotina da casa se confundem, e é necessária muita disciplina para que tudo não vire uma bagunça. Muitas famílias estão em quarentena há semanas e, ainda assim, não conseguiram se organizar no dia a dia.

Por isso, a Dra. Alexandrina Maria Augusto da Silva, vice-presidente da Comissão da Saúde Mental do Médico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) recomenda a manutenção de uma rotina definida na quarentena: levar, trocar de roupa, tomar o café matinal, praticar atividades físicas, ir trabalhar. Tal organização ajuda a enfrentar esse período tão estressante de forma mais leve. Mesmo que, em um primeiro momento, seja difícil mantê-la, é preciso se esforçar para conseguir.

“É importante entrar em contato ‘voz a voz’ com familiares, amigos e vizinhos. Fazer comunicações verbais, mesmo à distância, é saudável”, destaca a especialista. Para o home office, o mesmo esquema se faz necessário: quanto maior a falta de horários, maior será a sensação de esgotamento e os possíveis atritos com colegas de trabalho pela falta de sincronia na equipe. Sem programação, o trabalho remoto pode ser prejudicial e estressante.

A melhor forma de colocar a organização em prática é seguir um guia, definir prioridades e tentar obedecê-lo ao máximo.

  • Defina horários para as atividades;
  • Mantenha os horários de dormir e das refeições;
  • Seja paciente pois a rotina não se desenvolve do dia para a noite;
  • Lista de tarefas: faça uma lista de tarefas no início do dia e enumere.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *