Entenda o que são os anticoagulantes

Como a frequência cardíaca pode ajudar na perda de peso?
10 de fevereiro de 2022
Infarto apresenta sinais diferentes em homens e mulheres
24 de fevereiro de 2022

Entenda o que são os anticoagulantes

Já ouvimos falar muito sobre trombose, coágulos e anticoagulantes. Mas, o que são esses nomes?
Calma aí! Já vamos explicar. Primeiro temos que entender o papel do nosso sangue como principal transportador de substâncias para os órgãos do corpo. Ele funciona como parte natural da defesa do organismo e se encontra na forma líquida.
Quando o sangue muda o seu estado líquido para sólido, acontece a coagulação que muitas vezes é essencial para o organismo. Afinal, são esses coágulos que contém os sangramentos e ajudam a curar feridas e machucados. Quer um exemplo? Sabe aquela casquinha que se forma após um ralado no joelho? Então, isso é a coagulação agindo.
No entanto, em algumas situações esse processo de desenvolver trombos é fatal à saúde. Já que os coágulos podem parar nas veias no coração, pulmão e até nas paredes dos vasos dos órgãos formando a famosa trombose.
Aí entram os anticoagulantes!
Que nada mais são do que remédios que evitam a formação de coágulos no sangue. Sua função é inibir a ação de substâncias e enzimas que agem no desenvolvimento desses coágulos. Na prática, eles garantem que o sangue se mantenha sempre em estado líquido, evitando que partes deles se solidifiquem e bloqueiam a circulação sanguínea adequada.
Compartilhe com as pessoas ao seu redor! Vamos salvar vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *